EXPERIÊNCIAS DE UM JOVEM PROFESSOR DE MATEMÁTICA COMO SUPERVISOR DO PIBID UNIFEI

Por Emerson Leandro da Cruz

MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA - Meu nome é Emerson Leandro da Cruz, tenho 34 anos, casado, sou formado em licenciatura plena em Matemática pela instituição Universîtas/FEPI (Faculdade de Ensino e Pesquisa de Itajubá) e tenho uma pós graduação em Metodologia do Ensino da Matemática e Física pela instituição FACINTER (Faculdade Internacional de Curitiba).  Leciono a quase dez anos em escolas públicas de Itajubá e região e, na Escola Estadual Major João Pereira, faço parte do PIBID como professor Supervisor de Matemática há um ano e meio. 

ENTRADA NO PIBID - No começo do ano de 2014, tive acesso ao processo seletivo para ser Professor Supervisor em Matemática do PIBID/UNIFEI. O edital constava somente de duas vagas e apesar de estar concorrendo com professores mais experientes tive a alegria de saber que fui selecionado. Desde o início, mesmo não conhecendo o projeto, sabia que essa parceria entre Escola e Universidade seria uma oportunidade única para que eu pudesse rever minhas práticas docentes e estar em contato com as novas metodologias de ensino.     

 O PAPEL DA COORDENAÇÃO DE ÁREA - Nas primeiras reuniões do PIBID conheci a coordenadora de área, professora Eliane Matesco Cristovão,  pessoal responsável por coordenar todas as atividades desenvolvidas no PIBID Matemática.
Hoje com propriedade posso afirmar que tenho o privilégio de poder trabalhar com uma pessoal super dedicada, compromissada e acima de tudo, que demonstra, a todo o momento no seu olhar, que adora o que faz. Sempre acreditando que é possível sim, levar para as Escolas Públicas um Ensino de qualidade em Matemática, com aulas mais atraentes e diversificadas.    

CONHECENDO OS ALUNOS SUPERVISIONADOS - Nas primeiras reuniões do PIBID também pude conhecer os seis alunos que me acompanhariam: , Amanda, Bruna, Bruno, Daniel, Ivan e Yasmine. Com eles, ao longo do ano, iria montar projetos e intervenções em sala de aula. É interessante destacar que no começo todos nós estávamos bem tímidos, mas com o passar do tempo pudemos nos conhecer melhor e nos tornarmos amigos e parceiros ativos nos projetos. Hoje somos o único grupo de alunos e supervisor da UNIFEI que se mantém com os mesmos membros desde o início. Considero como um ponto positivo para nós. O mais importante disso tudo é perceber nos meus alunos supervisionados o prazer em fazer parte do projeto. A doação e o comprometimento de cada um para com todos faz com que nossas atividades desenvolvidas em sala de aula façam a diferença em prol de um Ensino mais significativo, mais contextualizado e mais prazeroso da Matemática.

 E PRECISO PLANEJAR - Em nossas reuniões semanais estudamos, planejamos e discutimos resultados dos projetos, além de sermos incentivados a escrever sobre estas experiências.
 

O PIBID COMO FORMAÇÃO CONTINUADA - Para mim, o maior ganho com as atividades do PIBID foi fazer com que eu, como professor na ativa, pudesse refletir sobre minha prática pedagógica. Verificar quais eram meus acertos e onde poderia melhorar. Pude conhecer e aplicar novas metodologias de ensino como a investigação matemática, formulário de múltiplas entradas, jogos matemáticos e negociação de significados. E posso afirmar que essas novas metodologias de ensino fazem com que as aulas tornem-se mais dinâmicas e o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Abaixo estão algumas fotos de projetos e intervenções desenvolvidas em sala de aula.


PROJETOS E INTERVENÇÕES

Desenvolvendo conceitos e características de Funções no aplicativo Geogebra: O uso da tecnologia a favor da educação
 


Gincana matemática Progressão Aritmética: O uso da competição para tornar as aulas mais dinâmicas e divertidas.



Multiplicação de matrizes por meio de atividade contextualizada. O uso Resolução de Problemas como ferramenta de aprendizagem.


O ensino de probabilidade através da Trilha de Probabilidade. O uso de Jogos como metodologia de ensino.


O ensino de probabilidade através da Resolução de Problemas com a atividade Caminhos da Mônica. O uso do Jogos como metodologia de ensino e como instrumento para a inclusão. Esta atividade foi Adaptada a alunos com deficiência auditiva. A imagem central mostra o professor interprete com os três alunos com deficiência auditiva e final a adaptação feita no material. 




ULTRAPASSANDO OS LIMITES DA SALA DE AULA - Participação em eventos como a I Semana das Licenciaturas da Unifei, o I Seminário do PIBID UNIFEI e o I Encontro Sul Mineiro do PIBID, na FAI em Santa Rita do Sapucaí, momento em que tivemos a oportunidade de mostrar a outros PIBIDs nossos projetos desenvolvidos em sala de aula.


ALGUNS RESULTADOS COMEÇANDO A APARECER


Resultado do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) mostram o quanto o projeto PIBID ajudou a alavancar nossos índices. Parceria que jamais pode acabar.  

CONSIDERAÇÕES FINAIS
       Que nossas reuniões possam continuar sendo produtivas e reflexivas.
  Que os alunos do Pibid continuem assíduos e dedicados com as atividades desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
    Que eu possa estar sempre refletindo sobre minha prática pedagógica e  sempre correndo atrás de novos conhecimentos metodológicos para deixar o Ensino da Matemática mais atraente e significativo para os meus alunos.
       Que o nosso trabalho coletivo possa continuar dando resultado para a escola. 
     E que eu possa estar ajudando de alguma forma na formação acadêmica dos meus alunos supervisionados. 

“Só desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar”
Paulo Freire