Formulário de Multipla Entrada, uma ferramenta para aprender Teoria dos Conjuntos

Por Bruna e Ivan

Neste post vamos comentar a nossa segunda intervenção, desenvolvida no 1º ano 11, no dia 13 de maio de 2015, relacionada ao conteúdo de Teoria dos Conjuntos. 

Pensamos em algo diferente da competição realizada anteriormente. Como a sala é volumosa, optamos pelo Formulário de Múltipla Entrada.

Coloquem uma definição melhor, usem do autor e citem o autor, e coloquem uma imagem do formulário.

 (que consiste na apresentação de um problema para os alunos resolverem, com uma resposta imediata do professor, se estiver correto ele recebe um novo desafio, se estiver errado ele recebe orientações para corrigir o erro) 

Os alunos foram bem receptivos quanto a atividade, divididos em duplas ou em trios, eles logo começaram a resolver o problema proposto:

Inserir o problema. 


As equipes desenvolvendo a atividade


Pibidianos dando a primeira resposta aos alunos
Falem dos resultados, o que conseguiram fazer? Muitos erraram e vocês interviram, ou muitos acertaram e vocês passaram outros desafios???


O resultado foi muito bom, a maioria dos alunos demonstrou bastante empenho e interesse pela atividade, o que foi algo gratificante para nós. Quanto a questão de ensino, a maior dificuldade encontrada por eles, foi a interpretação do problema, não as operações, assim pudemos chamar a atenção de cada equipe quanto a isso, uma forma de detectar a principal dificuldade e poder orientá-los de forma que o erro seja eliminado, para este conteúdo. 

Não é uma questão de eliminar o erro, mas de tratá-lo como parte do processo de aprendizagem, certo? Vocês não partiram dos erros deles para intervir? Como foi esa experiência, o que vocês aprenderam? E o professor??