Projeto Matematicando: Em busca do elo perdido! (2014)




Tudo começou com  a inserção dos Licenciandos em Matemática da Unifei na E.E Major João Pereira, devido ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do qual as pibidianas Amanda e Lígia começaram a acompanhar aulas dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Após um tempo de observação, elas e os outros pibidianos notaram um déficit na compreensão de conceitos matemáticos básicos. o Tal deficit atrapalha o desempenho dos alunos no decorrer da disciplina e faz com que eles, muitas vezes, se tornem desmotivados e desinteressados, desistindo de aprender (DUBET, 2003). Diante dessa problemática, o projeto surgiu com objetivo de proporcionar momentos para resgatar nestes alunos o elo de ligação perdido no decorrer dos anos escolares, além de buscar despertar o interesse pela matemática.


O projeto teve enfoque nas turmas de 1º ano do Ensino Médio e aconteceu em forma de oficinas semanais extra turno, onde foi trabalhado alguns conteúdos de matemática básica usando recursos que muitas vezes não são usados em sala de aula, como por exemplo, jogos, materiais concretos e manipulativos (RODRIGUES, 2009). Todos os alunos participantes do programa PIBID da área de matemática revezavam nas oficinas, de acordo com o cronograma.


Oficina 3 - Operações no conjunto dos inteiros: Jogo Escopa do Zero

Encontramos dificuldades em convencer os alunos de que as aulas poderiam ser diferentes e o aprendizado poderia acontecer, quando eles se sentiam fracassados. Assim, decidimos envolver mais as famílias enviando aos pais uma carta explicando os objetivos e ações do projeto  Matematicando.







No decorrer do desenvolvimento destas oficinas alguns objetivos não foram atingidos; como a assiduidade dos alunos. Mesmo propondo aulas diferenciadas, não foi possível conquistar a confiança dos alunos em buscar mostrar que a matemática pode ser vista e aprendida de uma forma prazerosa e significativa. Em contrapartida, os poucos alunos que participaram até o final demonstraram compreender e gostar da maneira proposta de aprender ou ressignificar os assuntos explorados.  


Oficina 4 - MMC e Critérios de Divisibilidade






Para os pibidianos envolvidos foi uma boa oportunidade de vivenciar numa sala de aula as relações professor-aluno, refletir as atitudes de um educador diante da tarefa de construir junto aos alunos o conhecimento, além da responsabilidade de elaborar aulas de qualidade. 
Algumas imagens das atividades realizadas e dos materiais utilizados