Trabalhando Progressões Aritmética e Geométrica: uma abordagem histórica e investigativa


ESCRITO POR:

Paula Borges, Giovana Julião
Franciéllem Roberta
Olá pessoal!
Nesse semestre vamos desenvolver com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Professor Paulo um projeto sobre Progressão Aritmética e Geométrica. Para isso usaremos um pouco de História da Matemática, especificamente a soma dos 100 primeiros números naturais utilizando o método de Gauss, juntamente com aulas investigativas.
O plano será divididos em cinco momentos:
1.       Introdução de Progressão Aritmética através de atividades exploratória-investigativa por meio do triângulo de Sierpinski;
2.       Trabalhar a soma da Progressao Aritmética a partir do método de Gauss;
3.       Introdução de Progressão Geométrica através de atividades exploratória-investigativa;
4.       Trabalhar a soma da Progressao Geométrica;
5.       Relacionar as progressões baseado na Teoria de Malthus.
Gauss

Triângulo de Sierpinski

Malthus
Nosso objetivo é, ao introduzirmos o conceito de progressões, despertar o interesse matemático nos alunos através da História da Matemática com atividades exploratório-investigativas.