ESCRITO POR:
Mateus e Lígia
Quando estudamos logaritmos e a geometria analítica, somos inseridos em um universo de formalismos matemáticos que envolvem a mecanização de algoritmos. Para evidenciar e proporcionar o uso das ferramentas oferecidas por esses conteúdos, foi proposto aos alunos do terceiro ano do professor Paulo, aulas em que eles assumiriam o papel de sismologistas.
Uma primeira discussão considerou algumas sugestões de filmes e documentários que abordam a temática, entre eles está o recém lançado "Terremoto - A Falha de San Andreas". Também apresentamos um site de armazenamento de dados sobre terremotos em tempo real, cujo link é http://rev.seis.sc.edu/.
A interdisciplinaridade é evidente, visto os vínculos com a geografia. Para tal, os pibidianos Lígia e Mateus, com o apoio do supervisor Paulo, procuram estabelecer uma parceria com professor dessa disciplina, visto que o mesmo tem muito a contribuir para o projeto.
As atividades procuram desenvolver métodos capazes de determinar o epicentro de um terremoto, analisar sismogramas com relação as principais ondas geradas por um tremor, determinar e comparar de distintas formas a magnitude de terremotos, assim como abordar situações atuais, como uma interpretação mais apurada do terremoto ocorrido no Nepal (2015).
Sismograma analisado pelos alunos |
Os resultados das atividades mostram-se positivos, visto os questionamentos e empenho nas soluções. Muitas vezes realizamos atendimentos individualizados, permitindo que os alunos apresentassem suas dúvidas. Nas socializações foi possível perceber imprecisões nos resultados, permitindo debater as dificuldades dos sismologistas em sua área de atuação, mesmo utilizando instrumentos mais sofisticados que o compasso e a régua utilizados por nós.
Trecho da atividade aplicada |
Veja aqui a sequência completa das atividades.