Por Eliane Matesco Cristovão - coordenadora de área
O caminho trilhado por nosso subprojeto, ainda engatinhando em relação às universidades experientes nessa estrada, tem sido constantemente permeado pela busca da colaboração, com foco em aprendizagens que promovam transformações nas práticas de todos os envolvidos no projeto, licenciandos, professores e formadores.
Primeiras ações na EE Major João Pereira, em Itajubá
Conhecendo a escola de perto: sua complexidade, seus desafios e seus sonhos. Na sala de aula... Diários para compreender antes de agir
Reuniões semanais
servem para quê?
- Definimos, elaboramos e testamos colaborativamente projetos e propostas de intervenção.
- Definimos, elaboramos e testamos colaborativamente projetos e propostas de intervenção.
- O cotidiano da escola e
os momentos de desenvolvimento desses projetos e propostas passam então a ser
foco de estudo.
Formas de registro e compartilhamento de materiais
- Facebook da equipe (Comunicação)
- Dropbox (Arquivos compartilhados e Portfólios visíveis a todos)
- Memórias das Reuniões (Revezamento)
- Memórias das Reuniões (Revezamento)
Para construir uma práxis que coloca em diálogo teoria em prática
- Registros
sistemáticos nos portfólios dos pibidianos, anotações de campo e produções dos alunos são
recolhidas e analisadas, sempre que possível.
- Narrativas ou artigos sobre os projetos e
intervenções tornaram-se
o objeto de estudo e
reflexão do grupo.
- Leitores críticos e
sugestões para reescrita.
- De olho no Enem,
- LEM da Escola Major e
- Educação Financeira.
Além disso, desenvolvemos várias intervenções em sala de aula, as quais são objeto de discussão em outros posts do blog.
Projetos e intervenções desenvolvidos
Este ano estamos desenvolvendo 3 grandes projetos:- De olho no Enem,
- LEM da Escola Major e
- Educação Financeira.
Além disso, desenvolvemos várias intervenções em sala de aula, as quais são objeto de discussão em outros posts do blog.
Participação em eventos: divulgando ações!
Destacando aprendizagens
- desenvoltura na apresentação do
seminário, pois era a primeira vez que apresent[ava] para um público
grande e diferente [...]
diferenciar jogos
para diversão de jogos para educação [...] na oficina podemos praticar e construir o conhecimento que é estudado teoricamente nas práticas de ensino.
- aprendi o que é um
laboratório de ensino de matemática (LEM) e como atuar nele, pois tinha uma
ideia errada sobre sua atuação, também aprendi a construir um banner e principalmente elaborar
um resumo de projeto para inscrição em eventos.
- todo esse ensinamento não
seria proposto no curso de licenciatura em matemática e o Pibid veio a suprir essa
necessidade, que com certeza esta me tornando um profissional da educação mais
completo e consciente.
(ALLAN, RELATÓRIO
- Para nós ficou
evidente a necessidade de criar um novo cenário [...] o uso do formulário
instigou os alunos, fazendo-os participarem do exercício proposto e trabalhar
em grupos. Com cenários diferenciados as aulas de matemática podem ter mais
significado para os alunos. Durante a realização desta atividade, os alunos
solicitaram auxílio do professor e de nós pibidianos. O uso do formulário permitiu explorar os diferentes
níveis de aprendizagem dos alunos. Conforme os auxiliávamos, o exercício ia
sendo feito por alguns, enquanto para outros pudemos inclusive sugerir mais
desafios, chegando um grupo a criar seu próprio problema. (MADELLA, SANTOS e
CRISTOVÃO, 2014, p. 14)
- O PIBID possibilitou
que a teoria fosse visualizada na prática [...] é necessário promover
ações em que os alunos construam seu próprio conhecimento, não sendo necessário
o professor “passar” o conteúdo seguido de uma lista de exercícios que visam o treinamento [...]
ainda temos um currículo
que visa à preparação para vestibulares e que não permitem o aluno refletir
sobre a necessidade de aprender. [...] deixar o tradicionalismo pode transformar a sala em um ambiente
onde professor e alunos constroem conhecimento. (MATEUS, RELATÓRIO)
- O que vivenciei com o Pibid não tem preço.
Ter contato com a escola, com os alunos, fazer parte da rotina do professor,
elaborar e aplicar projetos que produzem significados para os alunos é sem
duvida a melhor coisa que poderia contribuir para minha formação. Sei que o Pibid tem muito que
melhorar, mas mesmo sendo “marinheiros de primeira viagem”, pra mim já foi tudo
significativo. E trabalhar em equipe com essa turma é muito legal! (LIGIA, RELATÓRIO)
- Ser coordenadora de área de Matemática do programa PIBID tem ressignificado meu conceito do que é ser formador! Sempre estive envolvida em contextos colaborativos e acredito nessa perspectiva de formação, mas quando somos "a professora" ou " a coordenadora" essa tarefa se torna mais complicada. Aprendo, a cada dia, junto com os licenciandos e professores supervisores como podemos caminhar juntos na construção de uma Educação Matemática com sentido para alunos e professores, mas principalmente, paupável, para futuros professores inundados de teorias e cheios de entusiasmo. (ELIANE)