Tudo
começou com a inserção dos Licenciandos em
Matemática da Unifei na
E.E Major João Pereira, devido ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência
(PIBID), por meio do qual as pibidianas Amanda e Lígia começaram a acompanhar aulas
dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Após um tempo de observação, elas e os outros pibidianos notaram um déficit na compreensão de conceitos matemáticos básicos. o Tal deficit atrapalha o desempenho dos alunos no decorrer da disciplina e faz com que eles,
muitas vezes, se tornem desmotivados e desinteressados, desistindo de aprender
(DUBET, 2003). Diante dessa problemática, o projeto surgiu com
objetivo de proporcionar momentos para resgatar nestes alunos o elo de ligação
perdido no decorrer dos anos escolares, além de buscar despertar o interesse
pela matemática.
O
projeto teve enfoque nas turmas de 1º ano do Ensino Médio e aconteceu em forma
de oficinas semanais extra turno, onde foi trabalhado alguns conteúdos de
matemática básica usando recursos que muitas vezes não são usados em sala de
aula, como por exemplo, jogos, materiais concretos e manipulativos (RODRIGUES,
2009). Todos os alunos participantes do programa PIBID da área de matemática
revezavam nas oficinas, de acordo com o cronograma.
Oficina 3 - Operações no conjunto dos inteiros: Jogo Escopa do Zero |
Encontramos dificuldades em
convencer os alunos de que as aulas poderiam ser diferentes e o aprendizado poderia acontecer, quando eles se sentiam fracassados. Assim, decidimos envolver mais as
famílias enviando aos pais uma carta explicando os objetivos e ações do
projeto Matematicando.
Para os pibidianos envolvidos foi uma boa oportunidade de vivenciar numa sala de aula as relações professor-aluno, refletir as atitudes de um educador diante da tarefa de construir junto aos alunos o conhecimento, além da responsabilidade de elaborar aulas de qualidade.
Algumas imagens das atividades realizadas e dos materiais utilizados |