ESCRITO POR:
Paula Borges, Giovana Julião
Franciéllem Roberta
Olá pessoal!
Nesse semestre vamos
desenvolver com os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Professor Paulo um projeto sobre Progressão
Aritmética e Geométrica. Para isso usaremos um pouco de História da Matemática,
especificamente a soma dos 100 primeiros números naturais utilizando o método
de Gauss, juntamente com aulas investigativas.
O plano será divididos
em cinco momentos:
1.
Introdução de Progressão Aritmética através de atividades
exploratória-investigativa por meio do triângulo de Sierpinski;
2.
Trabalhar a soma da Progressao Aritmética a partir do método de
Gauss;
3.
Introdução de Progressão Geométrica através de atividades
exploratória-investigativa;
4.
Trabalhar a soma da Progressao Geométrica;
5.
Relacionar as progressões baseado na Teoria de Malthus.
Gauss |
Triângulo de Sierpinski |
Malthus |
Nosso objetivo é, ao
introduzirmos o conceito de progressões, despertar o interesse matemático nos
alunos através da História da Matemática com atividades
exploratório-investigativas.