Por trás de fotografias e imagens: Um estudo de matrizes

Por Bruno Andrade e Amanda Almeida


Somos licenciandos em Matemática pela Unifei e bolsistas do PIBID. Atuamos na Escola Estadual Major João Pereira, onde acompanhamos o professor Supervisor Emerson, em classes do Ensino Médio. Esta intervenção, desenvolvida junto a uma turma de 2º ano do ensino médio, objetiva mostrar a relação que existe entre imagens e matrizes. Para tal, utilizamos aplicativos desenvolvidos no software Wolfram Mathematica que fazem a conversão e tratamento das imagens em matrizes e vice-versa. Para o desenvolvimento, utilizamos notebooks do projeto Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da unifei, assim a atividade foi desenvolvida na própria sala de aula, onde  os alunos formaram dupla ou trio.


O registro de uma foto no papel ou em tela de um computador é constituído de unidades de imagens, conhecidos como pixels (abreviação de picture element).  Cada elemento da matriz pode ser representado por um pixel como na imagem a seguir:


Além dessa relação, também discutiu-se sobre diferenças entre os sistemas RGB e escala de cinza e questões envolvendo resolução de imagens.






Quanto maior o número de pixel por área de uma imagem, melhor será a resolução. Nessa etapa os alunos alteraram a resolução de imagens diminuindo a quantidade de pixel. Veja algumas imagens a seguir:






 Ao final foi proposto aos alunos que construíssem uma imagem a partir de uma matriz, as mais criativas imagens participaram de uma competição no facebook. veja alguns exemplos das imagens e suas respectivas matrizes associadas :







Os alunos não tem sido mobilizados a questionar as aplicações da matemática na sua vida, assim ela é vista simplesmente como um conjunto de regras e técnicas para operar. Portanto essa intervenção possibilitou aos alunos uma percepção de que a matemática se encontra difundida em atividades diárias como, por exemplo, no simples fato de fotografar objetos ou pessoas pelo celular. Com esta atividade visamos mudar o olhar dos alunos para a matemática e instigá-los a desenvolver o senso crítico para compreendê-la na vida e para a vida.



Alunos do 2º ano do ensino médio fazendo a 
atividade; mediados pelo professor e pibidianos


Pibidiano Bruno explicando a atividade para os alunos

Concentração e envolvimento com a atividade


O PIBID tem nos proporcionado momentos  aprendizagem e reflexão sobre a prática docente. São possibilidades de construção efetiva do conhecimento junto aos alunos em ações que nos motivam a nos tornar professores, apesar das dificuldades encontradas na escola. Acreditamos que nesse caminho possamos melhorar a qualidade do ensino e despertar o interesse dos alunos por aprender, principalmente os conteúdos que geralmente são tratados de forma abstrata em matemática, mas que necessitam de contextualização. Esta experiência nos mostrou que isso é possível e instigante para os alunos!

Para ver/utilizar essa atividade, basta seguir alguns passos:

O primeiro é baixar gratuitamente o CDF Player e executá-lo localmente (ou seja, em seu computador), o que lhe permitirá visualizar o conteúdo dos arquivos.


Agora basta entrar (copiar e colar) no endereço abaixo para fazer o download da atividade e utilizar a vontade!

https://drive.google.com/file/d/1XQixF6KynpvTTrKZwKI2jabpMjgH24gZ/view