Por Emerson Leandro da Cruz
MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Meu nome é Emerson
Leandro da Cruz, tenho 34 anos, casado, sou formado em licenciatura plena em
Matemática pela instituição Universîtas/FEPI (Faculdade de Ensino e Pesquisa de
Itajubá) e tenho uma pós graduação em Metodologia do Ensino da Matemática e
Física pela instituição FACINTER (Faculdade Internacional de Curitiba). Leciono a quase dez anos em escolas públicas
de Itajubá e região e, na Escola Estadual Major João Pereira, faço parte do
PIBID como professor Supervisor de Matemática há um ano e meio.
ENTRADA
NO PIBID - No começo
do ano de 2014, tive acesso ao processo seletivo para ser Professor Supervisor
em Matemática do PIBID/UNIFEI. O edital constava somente de duas vagas e apesar
de estar concorrendo com professores mais experientes tive a alegria de saber
que fui selecionado. Desde o início, mesmo não conhecendo o projeto, sabia que
essa parceria entre Escola e Universidade seria uma oportunidade única para que
eu pudesse rever minhas práticas docentes e estar em contato com as novas metodologias
de ensino.
O
PAPEL DA COORDENAÇÃO DE ÁREA - Nas
primeiras reuniões do PIBID conheci a coordenadora de área, professora Eliane Matesco
Cristovão, pessoal responsável por
coordenar todas as atividades desenvolvidas no PIBID Matemática.
Hoje com propriedade posso afirmar que
tenho o privilégio de poder trabalhar com uma pessoal super dedicada,
compromissada e acima de tudo, que demonstra, a todo o momento no seu olhar,
que adora o que faz. Sempre acreditando que é possível sim, levar para as
Escolas Públicas um Ensino de qualidade em Matemática, com aulas mais atraentes
e diversificadas.
CONHECENDO
OS ALUNOS SUPERVISIONADOS - Nas
primeiras reuniões do PIBID também pude conhecer os seis alunos que me
acompanhariam: , Amanda, Bruna, Bruno, Daniel, Ivan e Yasmine. Com eles, ao
longo do ano, iria montar projetos e intervenções em sala de aula. É
interessante destacar que no começo todos nós estávamos bem tímidos, mas com o
passar do tempo pudemos nos conhecer melhor e nos tornarmos amigos e parceiros
ativos nos projetos. Hoje somos o único grupo de alunos e supervisor da UNIFEI
que se mantém com os mesmos membros desde o início. Considero como um ponto
positivo para nós. O mais importante disso tudo é perceber nos meus alunos
supervisionados o prazer em fazer parte do projeto. A doação e o
comprometimento de cada um para com todos faz com que nossas atividades
desenvolvidas em sala de aula façam a diferença em prol de um Ensino mais
significativo, mais contextualizado e mais prazeroso da Matemática.
O
PIBID COMO FORMAÇÃO CONTINUADA - Para
mim, o maior ganho com as atividades do PIBID foi fazer com que eu, como
professor na ativa, pudesse refletir sobre minha prática pedagógica. Verificar
quais eram meus acertos e onde poderia melhorar. Pude conhecer e aplicar novas
metodologias de ensino como a investigação matemática, formulário de múltiplas
entradas, jogos matemáticos e negociação de significados. E posso afirmar que
essas novas metodologias de ensino fazem com que as aulas tornem-se mais
dinâmicas e o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Abaixo estão
algumas fotos de projetos e intervenções desenvolvidas em sala de aula.
PROJETOS E INTERVENÇÕES
Desenvolvendo conceitos e características
de Funções no aplicativo Geogebra: O uso da tecnologia a favor da educação
Gincana matemática Progressão
Aritmética: O uso da competição para tornar as aulas mais dinâmicas e
divertidas.
Multiplicação de matrizes por meio de
atividade contextualizada. O uso Resolução de Problemas como ferramenta de
aprendizagem.
O ensino de probabilidade através da Trilha
de Probabilidade. O uso de Jogos como metodologia de ensino.
O ensino de probabilidade através da Resolução
de Problemas com a atividade Caminhos da Mônica. O uso do Jogos como
metodologia de ensino e como instrumento para a inclusão. Esta atividade foi Adaptada
a alunos com deficiência auditiva. A imagem central mostra o professor
interprete com os três alunos com deficiência auditiva e final a adaptação
feita no material.
ULTRAPASSANDO OS LIMITES DA SALA DE AULA - Participação em eventos como a I Semana das Licenciaturas da Unifei, o I Seminário do PIBID UNIFEI e o I Encontro Sul Mineiro do PIBID, na FAI em Santa Rita do Sapucaí, momento em que tivemos a oportunidade de mostrar a outros PIBIDs nossos projetos desenvolvidos em sala de aula.
ALGUNS RESULTADOS
COMEÇANDO A APARECER
Resultado do Programa de Avaliação da
Aprendizagem Escolar (PAAE) mostram o quanto o projeto PIBID ajudou a alavancar
nossos índices. Parceria que jamais pode acabar.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
•
Que
nossas reuniões possam continuar sendo produtivas e reflexivas.
• Que
os alunos do Pibid continuem assíduos e dedicados com as atividades
desenvolvidas dentro e fora de sala de aula.
• Que
eu possa estar sempre refletindo sobre minha prática pedagógica e sempre correndo atrás de novos conhecimentos
metodológicos para deixar o Ensino da Matemática mais atraente e significativo
para os meus alunos.
•
Que
o nosso trabalho coletivo possa continuar dando resultado para a escola.
• E
que eu possa estar ajudando de alguma forma na formação acadêmica dos meus
alunos supervisionados.
“Só
desperta paixão de aprender quem tem paixão de ensinar”
Paulo Freire