Por Fran e Paula
Olá pessoal,
No dia 27 de Maio de 2015 iniciamos o desenvolvimento do projeto: Usando o software GeoGebra para investigar funções no 1º ano do Ensino Médio, sala na qual o professor Paulo atua como nosso supervisor do PIBID. O projeto consistia em analisar os parâmetros e comportamento de funções e foi dividido em dois momentos:
- Observação do comportamento de funções variadas;
- Investigação e análise de Funções Afim.
No primeiro momento, ocorreu a
exploração do software Geogebra para que os alunos pudesse observar o comportamento de funções variadas e baseado nessas
observações separar as funções em grupos, de acordo com os critérios escolhidos
pelos próprios alunos. Em seguida, foi feita uma socialização em sala de aula
para que todos pudessem perceber que diferentes leis de formação geram
diferentes tipos de gráficos.
Alunos explorando o software para analisar os comportamentos das fiunções |
Socialização em sala de aula |
No segundo momento do projeto, os alunos realizaram atividades investigativas a fim de verificar comportamento das funções afim, analisando os coeficientes a e b e sua influência no comportamento dos gráficos. Em seguida, foi elaborado um relatório individual com as suas conclusões e observações.
Alunos novamente na sala de informática, agora investigando funções afim |
Alunos de inclusão, recebendo auxílio da professora de apoio |
Empenho em realizar o relatório |
Durante as atividades houve participação ativa dos alunos e interesse pelo projeto superando as nossas expectativas. Ao concluir o projeto nos sentimos satisfeitas e felizes por proporcionar momentos de aprendizagem significativa, tanto para os alunos quanto para nossa formação docente.