Há algum tempo os integrantes do subprojeto Matemática do PIBID Unifei vem pensando na possibilidade de uma exposição, tanto por ser algo diferente e enriquecedor para os alunos, quanto pelo fato de ser uma possibilidade de dar mais visibilidade ao projeto e suas ações na escola. Depois de três anos desenvolvendo diversos projetos na escola, tornou-se possível esse tipo de ação.
Não foi uma produção sem sentido apenas para uma exposição, mas uma exposição dos materiais que tem sido o suporte de ações que dão sentido à matemática ensinada e aprendida pelos alunos. Dessa forma, com o objetivo de expor as atividades diferenciadas desenvolvidas nas aulas de matemática e colocando os alunos como os protagonistas de todas as ações, desenvolvemos a feira de matemática (ExpoMat) na Escola Estadual Major João Pereira no dia 18 de novembro de 2016.
Na exposição foram abordadas atividades relacionadas à:
Pavimentação: Nessa atividade os alunos construíram pavimentações com polígonos regulares e puderam justificar a necessidade de construção de um ângulo de 360º entre os polígonos regulares utilizados para pavimentar. Quanta criatividade nas formas!
Pavimentação: Nessa atividade os alunos construíram pavimentações com polígonos regulares e puderam justificar a necessidade de construção de um ângulo de 360º entre os polígonos regulares utilizados para pavimentar. Quanta criatividade nas formas!
Geoplano: Nessa atividade os alunos demonstraram como deduzir as expressões algébricas para o cálculo de áreas das figuras planas.
Construções com régua e compasso: As alunas demonstraram como construir os polígonos regulares com estas ferramentas, além de expor suas características.
Sólidos geométricos: Os próprios alunos construíram os sólidos geométricos com régua e compasso e
expuseram suas propriedades e características a todos os alunos e professores do Ensino Médio que visitaram a exposição.
Arte com sólidos: Os alunos buscaram nos objetos cotidianos a presença das características dos sólidos geométricos estudados e usando a criatividade construíram artes com esses sólidos.
Também foram expostos outros materiais que os licenciandos responsáveis pelo Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e os demais bolsistas do projeto tem produzido na escola.
Desafios matemáticos e curiosidades
Construções
com o Tangram e desafios com as peças
Teodolito para medir distâncias inacessíveis
Pentaminó, para desenvolver a criatividade e a visão geométrica
Geoespaço, um recurso interessante para explorar geometria espacial
Copos combinatórios e material alternativo para construção do jogo Kalah
A ExpoMat foi sucesso total na escola e os pibidianos terminaram o ano deixando um gostinho de quero mais!