Dinamizando, jogando com a matemática

Escrito por:
Bruna Santos, Jean Lemes, Letícia Carvalho e Patricia Carvalho


No decorrer da nossa participação no subprojeto de Matemática do PIBID-UNIFEI, tivemos a oportunidade de utilizar diferentes metodologias para o ensino. No presente relato daremos ênfase aos jogos, visto que, usando tal recurso percebemos que as aulas se tornam mais atrativas para os estudantes, podendo resultar em uma aprendizagem mais significativa. Serão apresentados os relatos do trabalho com dois jogos: Dominó de Logaritmos e Batalha Naval no Plano Cartesiano.

No ano de 2016 desenvolvemos o jogo Dominó de Logaritmos com uma turma do 1º ano do ensino médio, como uma tentativa de relembrar os conceitos de logaritmo e exponencial, pois em seguida o professor iria trabalhar com o conteúdo de Progressão aritmética e geométrica. Para tal, propusemos para à turma que jogassem o dominó convencional para se apropriarem das regras. Esta etapa foi interessante, pois alguns deles não conheciam o jogo, e  deste modo puderam se apropriar de sua dinâmica, antes de jogarem com o dominó de logaritmo. Em seguida, pedimos que os alunos, em grupos (seis), resolvessem os logaritmos e exponenciais das peças do dominó, para posteriormente jogar. Uma primeira análise feita, sobre essa prática, nos mostrou que a divisão da turma em grupos muito grandes não é uma bos estratégia. Nem todos os alunos participaram da resolução dos exercícios, o que dificultou o desenvolvimento da atividade posteriormente.


Dominó de Logaritmo

Para avaliarmos a participação dos alunos, resolvemos adotar uma espécie de ranking para os grupos que conseguiram resolver o que foi proposto, como uma maneira de incentivá-los. Além disso, seria pontuado ainda o grupo de alunos que ganhasse a partida dentro da própria equipe.
De maneira geral todos os alunos conseguiram realizar a atividade. Resolvemos após o desenvolvimento do jogo, avaliar essa metodologia com a ajuda dos alunos, e para isso aplicamos um questionário. Foi possível notar que a maioria deles achou que esse modo pode ajudar na resolução dos exercícios propostos, e ainda, ressaltaram que gostariam de mais atividade diferenciada como essa.

Durante o ano de 2017  foi proposto um novo jogo, visando relembrar os conceitos do plano cartesiano, que foram expostos no 7º ano do ensino fundamental I. Nesse sentido, desenvolvemos na turma do 1º ano do ensino médio, durante duas aulas,  um jogo intitulado Batalha Naval no Plano Cartesiano. O jogo teve o intuito de resgatar conceitos prévios, que são necessários para o ensino sobre a construção de gráficos de funções, de uma maneira lúdica.
Em um primeiro momento foram explicadas aos alunos as regras do jogo e como deveriam dividir-se, em seguida, organizamos a classe para o desenvolvimento do desafio proposto. Durante a aula os bolsistas juntamente com o professor supervisor ajudavam os alunos quando necessário. Ao longo da segunda etapa a turma demonstrou bastante dificuldade em relação aos sistemas de coordenadas, fazendo com que o objetivo da atividade se centralizasse nos questionamentos relacionados ao plano cartesiano. Ao final da atividade foi possível notar que a maioria da turma desenvolveu o que foi proposto e conseguiu assimilar algumas das características fundamentais do plano cartesiano.  

Equipes jogando com a ajuda dos pibidianos
Dupla jogando


Sendo assim, apesar das dificuldades encontradas durante a realização destes jogos, podemos perceber uma maior participação dos alunos e consequentemente uma melhoria nas notas, elucidando a necessidade de dinamizar e oferecer uma maior variedade metodológica durante as aulas.