Estudo de sólidos e escalas por meio de maquetes de monumentos históricos


ESCRITO POR:
Raquel Mendes

O estudo do conteúdo de geometria espacial estava previsto para o 4º bimestre de uma turma de segundo ano do ensino médio da E. E. Major João Pereira. Visando mudar o ambiente de aprendizagem e motivar os alunos, os instigamos a explorar o conteúdo  relacionando com o seu cotidiano. 

Assim, foi elaborado um projeto interdisciplinar que promovesse uma interface entre matemática, artes e história. Com o intuito de explorar o estudo prático das grandezas, medidas e escalas, optou-se por abordar o conteúdo de sólidos geométricos por meio da construção de maquetes relacionadas a monumentos históricos mundiais, ou locais, respeitando a conversão de medidas originais para medidas possíveis em uma maquete.

Este projeto foi desenvolvido por dois bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em parceria com o professor Supervisor Emerson. Para gerenciarmos melhor a produção das maquetes, foi definido que cada equipe teria uma divisão de funções entre os integrantes, estabelecendo papéis: redator, engenheiro civil, publicitário, arquiteto e historiador. Dessa forma, a responsabilidade da entrega do produto final foi dividida entre todos os integrantes. 

Inicialmente foram apresentados alguns monumentos históricos aos alunos, que escolheram um monumento por grupo e realizaram pesquisas sobre medidas e registros históricos que seriam apresentados para toda a comunidade escolar, juntamente com as maquetes construídas. Em seguida houve a participação de uma engenheira civil que apresentou aos alunos técnicas para a construção de maquetes e explicou sobre a elaboração de plantas e escalas métricas.

Para a apresentação na escola, as equipes confeccionaram: um banner sobre a história do monumento, a sua maquete e um pequeno guia que descrevia os cálculos de área e volume de cada sólido presente na maquete. O professor responsável pela turma, a engenheira civil e a coordenadora institucional do PIBID, participaram da uma avaliação das apresentações. A criatividade, a qualidade das produções e das explicações, e o trabalho em equipe realizado, compuseram a nota final dos alunos

Como autora e uma das bolsistas que desenvolveu este projeto com os alunos, aprendi a superar desafios e a mudar concepções. Achava que os alunos não iam gostar de fazer trabalho extra classe, e que "trabalheira"?! Não esperava que fossem se esforçar tanto e concluir o projeto com tanto êxito. Estou muito satisfeita e orgulhosa das maquetes produzidas. 


"Não coloque limites em seus sonhos, coloque fé!"