Projeto "De Olho no Enem"


ESCRITO POR:
Lígia e Mateus

Olá Pessoal!!


O projeto "De Olho no Enem" existe desde 2014 e consiste em oficinas que são planejadas de acordo com as competências do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As oficinas ocorreram durante as aulas do professor supervisor em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio, no qual, foi trabalhado os seguintes temas: 


  • Números e suas relações;
  • Leitura e Representação da realidade;
  • Grandezas e relações;
  • Funções, gráficos e modelos matemáticos;
  • Introdução à probabilidade.


A primeira oficina tinha como objetivo retomar os conjuntos e suas relações, no qual consideramos uma aplicação na Biologia: "Como conjuntos numéricos podem estar relacionados com o sistema sanguíneo ABO?". Veja aqui a sequência didática utilizada.






Imagens da primeira oficina

A segunda teve o objetivo de rever geometria plana e espacial. Nessa, desenvolvemos uma atividade sobre o tangram e alguns desafios foram lançados aos alunos. Segue aqui o roteiro completo.





Imagens da segunda oficina

E depois, tivemos a participação especial dos pibidianos responsáveis pelo Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da escola Major, que compartilharam a oficina de construção dos sólidos. O mais interessante é o fato de dois projetos distintos terem ocorrido ao mesmo tempo.








LEM e De Olho no Enem trabalhando juntos


A terceira oficina aconteceu junto à intervenção "Sismologista por um dia: Buscando relações entre a Matemática e a Geografia com o estudo de Terremotos". Trabalhamos as conversões de unidades de uma maneira contextualizada. Acesse aqui o material utilizado.

As demais oficinas foram um pouco diferentes. Utilizamos a dinâmica de perguntas e respostas, criando uma competição entre as equipes. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de revisar os conteúdos matemáticos importantes para o Enem de uma maneira divertida.

Ao final do projeto, nas vésperas do Enem, conversamos com os alunos a fim de sanar todas as dúvidas a respeito do exame e também a respeito dos vários programas que permitem o ingresso no ensino superior. Além disso, fizemos uma revisão de vários conceitos a partir de questões de exames anteriores. Disponibilizamos aqui a apresentação em slides utilizada neste último dia do projeto.

Participantes do projeto