PIBID MATEMÁTICA - UNIFEI Uma experiência de colaboração e aprendizagem

Por Eliane Matesco Cristovão - coordenadora de área





O caminho trilhado por nosso subprojeto, ainda engatinhando em relação às universidades experientes nessa estrada, tem sido constantemente permeado pela busca da colaboração, com foco em aprendizagens que promovam transformações nas práticas de todos os envolvidos no projeto,  licenciandos, professores e formadores.



Primeiras ações na EE Major João Pereira, em Itajubá

Conhecendo a escola de perto: sua complexidade, seus desafios e seus sonhos. Na sala de aula... Diários para compreender antes de agir


Reuniões semanais servem para quê?
- Definimos, elaboramos e testamos colaborativamente projetos e propostas de intervenção. 
- O cotidiano da escola e os momentos de desenvolvimento desses projetos e propostas passam então a ser foco de estudo. 

Formas de registro e compartilhamento de materiais

Facebook da equipe (Comunicação)
Dropbox  (Arquivos compartilhados e Portfólios visíveis a todos)

Memórias das Reuniões (Revezamento) 




Para construir uma práxis que coloca em diálogo teoria em prática

 - Registros sistemáticos nos portfólios dos pibidianos, anotações de campo e produções dos alunos são recolhidas e analisadas, sempre que possível. 
 - Narrativas ou artigos sobre os projetos e intervenções tornaram-se o objeto de estudo e reflexão do grupo. 
 - Leitores críticos e sugestões para reescrita.

Projetos e intervenções desenvolvidos

Este ano estamos desenvolvendo 3 grandes projetos: 
 - De olho no Enem, 
 - LEM da Escola Major e 
 - Educação Financeira.
Além disso, desenvolvemos várias intervenções em sala de aula, as quais são objeto de discussão em outros posts do blog.

Participação em eventos: divulgando ações!

Destacando aprendizagens

 - desenvoltura na apresentação do seminário, pois era a primeira vez que apresent[ava] para um público grande e diferente [...] diferenciar jogos para diversão de jogos para educação [...] na oficina podemos praticar e construir o conhecimento que é estudado teoricamente nas práticas de ensino.
 - aprendi o que é um laboratório de ensino de matemática (LEM) e como atuar nele, pois tinha uma ideia errada sobre sua atuação, também aprendi a construir um banner e principalmente elaborar um resumo de projeto para inscrição em eventos. 
 - todo esse ensinamento não seria proposto no curso de licenciatura em matemática e o Pibid veio a suprir essa necessidade, que com certeza esta me tornando um profissional da educação mais completo e consciente. (ALLAN, RELATÓRIO

 - Para nós ficou evidente a necessidade de criar um novo cenário [...] o uso do formulário instigou os alunos, fazendo-os participarem do exercício proposto e trabalhar em grupos. Com cenários diferenciados as aulas de matemática podem ter mais significado para os alunos. Durante a realização desta atividade, os alunos solicitaram auxílio do professor e de nós pibidianos. O uso do formulário permitiu explorar os diferentes níveis de aprendizagem dos alunos. Conforme os auxiliávamos, o exercício ia sendo feito por alguns, enquanto para outros pudemos inclusive sugerir mais desafios, chegando um grupo a criar seu próprio problema. (MADELLA, SANTOS e CRISTOVÃO, 2014, p. 14)

- O PIBID possibilitou que a teoria fosse visualizada na prática  [...] é necessário promover ações em que os alunos construam seu próprio conhecimento, não sendo necessário o professor “passar” o conteúdo seguido de uma lista de exercícios que visam o treinamento [...] ainda temos um currículo que visa à preparação para vestibulares e que não permitem o aluno refletir sobre a necessidade de aprender. [...] deixar o tradicionalismo pode transformar a sala em um ambiente onde professor e alunos constroem conhecimento. (MATEUS, RELATÓRIO)

 - O que vivenciei com o Pibid não tem preço. Ter contato com a escola, com os alunos, fazer parte da rotina do professor, elaborar e aplicar projetos que produzem significados para os alunos é sem duvida a melhor coisa que poderia contribuir para minha formação. Sei que o Pibid tem muito que melhorar, mas mesmo sendo “marinheiros de primeira viagem”, pra mim já foi tudo significativo. E trabalhar em equipe com essa turma é muito legal! (LIGIA, RELATÓRIO)

 - Ser coordenadora de área de Matemática do programa PIBID tem ressignificado meu conceito do que é ser formador! Sempre estive envolvida em contextos colaborativos e acredito nessa perspectiva de formação, mas quando somos "a professora" ou " a coordenadora" essa tarefa se torna mais complicada. Aprendo, a cada dia, junto com os licenciandos e professores supervisores como podemos caminhar juntos na construção de uma Educação Matemática com sentido para alunos e professores, mas principalmente, paupável, para futuros professores inundados de teorias e cheios de entusiasmo. (ELIANE)