No
segundo semestre do ano de 2016 as pibidianas Fran e Giovana realizaram cinco
oficinas voltadas para o Enem no 3º ano do Ensino Médio, contemplando assim uma revisão
dos principais conteúdos recorrentes nas provas de matemática. As oficinas, descritas logo a seguir, foram inspiradas no projeto
realizado por outros dois colegas em 2015, ampliando a proposta com simulados e jogos online. O material
pode ser acessado nos links disponíveis ao
longo do texto.
1ª Oficina: Jogo das Medidas
A primeira oficina foi realizada na forma de
competição entre grupos com sete alunos e seu objetivo era trabalhar com estimativas,
conversões de medidas e regras de três, tudo no tempo estipulado de um minuto. A reação
dos alunos foi positiva, já que todos participaram e se envolveram na
competição. À medida que íamos fazendo as perguntas e o tempo passava, os
alunos conversavam entre si para tentar responder e, muitas vezes, começavam a
fazer uma conta. Quando viam que não dava tempo, se dividiam pra resolver. Após o tempo acabar,
todos levantavam a plaquinha com a resposta e aí o professor supervisor Paulo comentava
sobre cada resposta que eles deram. Em seguida, mostrávamos a resposta
correta e comentávamos sobre ela comparando com as respostas dadas pelos
alunos. As respostas dos alunos eram tomadas pelo professor como ponto de partida pra revisar os conteúdos, de modo que os alunos tentassem compreender os erros e
os acertos da sua equipe.
Slides disponíveis em:
https://drive.google.com/file/d/0BytIyZIJFQbzOExVQmxnXzRKYUk/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/0BytIyZIJFQbzOExVQmxnXzRKYUk/view?usp=sharing
2ª Oficina: Regra de Três
Na segunda oficina realizamos mais uma competição, abordando desta vez o
conceito de Regra de três simples e composta, além de números diretamente e
inversamente proporcionais. Para isso, dividimos a turma em 5 grupos e eles
tinham três minutos para resolver problemas abertos e de múltipla
escolha, de edições anteriores do ENEM.
A atividade fluiu muito bem de início e os alunos não tiveram dificuldade com
a regra de três simples. Porém, encontraram dificuldades quando tinham que
relacionar grandezas inversamente proporcionais, na regra de três composta. Esse não foi um motivo para desanimar os alunos, uma vez que os mesmos se
emprenharam e tiveram a ajuda do professor supervisor para esclarecer os seus
erros e dúvidas após contabilizarmos a pontuação das equipes.
No
fim, percebemos que mesmo o nível de acertos sendo baixo, pudemos observar motivação e uma boa participação dos
alunos nestas primeiras oficinas, visto que todos os grupos queriam ganhar e sabiam que, ao mesmo tempo, estavam aprendendo.
Slides
disponíveis em:
3ª Oficina: Geometria
Plana e Espacial
Nesta
oficina trabalhamos com uma sequência de atividades, na qual tínhamos o intuito
de revisar o conceito de Geometria Plana e Espacial.
Iniciamos pelo conteúdo de Geometria Plana através da construção do Tangram, por meio de questões norteadoras para a exploração e construção de suas peças através de dobraduras. A partir de cada dobradura proposta, com a ajuda do professor Paulo, íamos fazendo a revisão sobre o conceito de Geometria Plana envolvido, sempre com os alunos participando e dando suas respostas e opiniões antes da revisão formal.
Após concluirmos a construção das sete peças do Tangram, pedimos que os alunos se sentassem em dupla para entregar o restante do roteiro de atividades. A primeira atividade consistia em desafios com as peças do Tangram, sendo que estes desafios levavam os alunos a pensar sobre as características e classificações das figuras planas que acabávamos de revisar, como podemos ver na imagem a seguir:
Iniciamos pelo conteúdo de Geometria Plana através da construção do Tangram, por meio de questões norteadoras para a exploração e construção de suas peças através de dobraduras. A partir de cada dobradura proposta, com a ajuda do professor Paulo, íamos fazendo a revisão sobre o conceito de Geometria Plana envolvido, sempre com os alunos participando e dando suas respostas e opiniões antes da revisão formal.
Após concluirmos a construção das sete peças do Tangram, pedimos que os alunos se sentassem em dupla para entregar o restante do roteiro de atividades. A primeira atividade consistia em desafios com as peças do Tangram, sendo que estes desafios levavam os alunos a pensar sobre as características e classificações das figuras planas que acabávamos de revisar, como podemos ver na imagem a seguir:
De
maneira geral, percebemos que os alunos gostaram e sempre nos perguntavam como
iam resolver aquele desafio. Ficavam intrigados com as questões e como não nos
lembrávamos de cor as soluções acabou sendo um momento de aprendizagem mútua,
pois sentávamos ao lado deles para ajudar e íamos construindo, tentando juntos. Acredito que este momento serviu para nos mostrar que não é só o
professor quem detém o conhecimento, e sinceramente não nos importávamos em dizer a
eles que não lembrávamos como resolver os desafios, mesmo que já tivéssemos
feito inúmeras vezes os mesmos desafios.
Esta oficina propiciou a revisão de alguns conceitos básicos da
Geometria Espacial a partir de problemas do ENEM, realizados em duplas. Ao final deste momento, pedimos que os alunos socializassem
suas respostas, de modo que os demais pudessem debater ou questionar as
resoluções de seus colegas. Percebemos
que os alunos se evolveram na resolução e,
principalmente, na socialização dos mesmos.
Link
das questões norteadores para a construção do Tangram:
4ª Oficina: Simulado
Online do ENEM
Na
quarta oficina levamos os alunos para o laboratório de informática da escola
para que eles realizassem um simulado online do ENEM, o qual era composto por
questões do ENEM de anos anteriores e, após marcarem alguma alternativa, aparecia
qual era a resposta correta, além da explicação matemática por trás da
resolução.
Com
isso, os alunos que ainda não conheciam, puderam ver que há diversos simulados
online sobre o ENEM, incluindo vídeo-aulas explicativas sobre cada questão. Os
alunos gostaram bastante, e apenas dois grupos não realizaram a tarefa com muita seriedade.
É
importante mostrar que há ferramentas online para que eles possam ter autonomia
nos estudos, visto que alguns alunos realizam outras atividades no contra turno
(seja curso técnico ou trabalho remunerado), e a internet é uma ferramenta que
pode auxiliá-los nos estudos, pois muitas vezes eles esquecem disso e acabam
mexendo apenas em Facebook, rs.
Link
do simulado Online:
5ª Área e Perímetro de
figuras planas
No
mesmo dia que realizamos o simulado online do ENEM, os alunos acessaram uma
plataforma da Universidade do Colorado (phet.colorado.edu), na qual há vários
jogos online que abordam conceitos matemáticos e sobre a ciência, que são
desenvolvidos nos cursos de licenciatura da universidade em questão.
O
jogo que propusemos abordavam conceitos de área e perímetro de figuras planas, e
ao mesmo tempo trabalhavam frações e proporção, conteúdos muito exigidos nas
provas do ENEM. O jogo avança de acordo com o seu conhecimento e eles adoraram!
Indicamos
todos os jogos do site, pois dá para se trabalhar com todas séries e diversos
conteúdos. Este é o link do site: https://phet.colorado.edu/pt_BR/
e este o link do jogo utilizado nesta oficina: https://phet.colorado.edu/sims/html/area-builder/latest/area-builder_pt_BR.html
Encerramos
o projeto desejando que eles tenham um futuro muito promissor!